sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novos cursos para a Serra Catarinense

A falta de mão de obra qualificada no turismo da Serra Catarinense pode deixar de ser um problema em um futuro próximo. Na noite da última quinta-feira, 21, comunidade e representantes do Instituto Federal de Educação IFET discutiram a viabilidade da implantação de cursos técnicos e de nível superior voltados para a área de turismo e hotelaria na região.

Segundo o pró-reitor de relações do IFET, Marcelo Carlos da Silva, o projeto tem grande chance de se concretizar. A construção do restaurante escola em S. Joaquim, projeto em andamento pelo governo federal, dará todas as condições para que os cursos sejam implantados. “A região precisa urgentemente qualificar a mão de obra”, disse ele.



Para o deputado estadual Décio Góes (PT) presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia, responsável pela viabilidade do projeto, a implantação dos cursos de capacitação é fundamental para que a cidade continue recebendo recursos, já que é um dos municípios contemplado como indutor de turismo, junto com Joinville e Florianópolis. O idealizador do projeto foi o prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari (PMDB).

O professor Binatti, de Lages, proprietário de restaurante, destacou que a região tem muito que avançar. “Aqui não se valoriza sequer a goiaba serrana nos restaurantes. Uns caras da Nova Zelândia vieram aqui em Bom Jardim, levaram umas mudas, desenvolveram e hoje exportam para a Europa todinha e nós aqui damos elas até pros porcos, é um absurdo”, desabafou Binatti, alertando para a falta de valorização dos produtos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário