quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dia nacional da cachaça pode ser realidade


“É preciso que a cachaça seja reconhecida como um produto genuinamente brasileiro”. A declaração é do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), durante a apresentação do Projeto de Lei nº 5428, que institui o dia 13 de setembro o Dia Nacional da Cachaça, na tarde desta quinta-feira (10/9), na Câmara dos Deputados.
No evento, organizado em parceria do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), estiveram presentes a vice-presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça, Maria das Vitórias Cavalcante, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos Ribeiro, o relator do projeto, deputado federal Luciano Sampaio e representantes da cadeia produtiva da cachaça.

Durante a reunião, os participantes do evento mostraram-se favoráveis ao projeto de lei. “É interessante que nós tenhamos, agora em 2009, essa preocupação em assegurar a exclusividade da origem brasileira da cachaça”, afirmou o presidente da câmara setorial da cachaça, Vicente Bastos Ribeiro. O relator do projeto, deputado Luciano Sampaio, disse que o projeto vai contemplar todo o setor e que é muito importante que se tenha uma boa lei no Brasil em relação à cachaça.

A vice-presidente do IBRAC também ressaltou a importância de se instituir esta data. “Precisamos assegurar que a cachaça seja um produto típico brasileiro reconhecido internacionalmente. Que o dia 13 de setembro seja o início de um novo período da cachaça e não o fim de uma conquista”.

Ainda durante a reunião, o professor Jairo Martins, autor do livro Cachaça no Brasil, fez uma explanação sobre as evidências históricas, sociais e antropológicas da originalidade brasileira da cachaça. Após a apresentação, para encerrar o evento, o deputado Valdir Colatto propôs um brinde simbólico em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça.

O projeto de lei nº 5428/2009 é também resultado de uma campanha iniciada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

O dia 13 de setembro 1661 é reconhecido historicamente pela pressão de produtores sobre a coroa portuguesa que conseguiu liberar a produção e comercialização da cachaça no Brasil. Hoje, a cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo. No Brasil, o destilado é responsável por uma produção de um bilhão de litros, emprega 40 mil produtores, 600 mil empregos diretos.