sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tipos de turistas de inverno

Inverno é um mosaico de turistas em busca de frio em São Joaquim que permite uma curiosa observação da personalidade e o objetivo de cada um deles.

O desavisado: Chega à cidade geralmente de tarde, quando ainda não está muito frio. Chega a comentar: “Essas placas de ‘gelo na pista’ no asfalto são propaganda enganosa né?”. No outro dia pela manhã é que percebe a fria que entrou. Sempre traz poucas roupas de frio.

O deslumbrado: Tudo é diferente, lindo e maravilhoso. Tira foto até de borracharia. É o primeiro que pergunta o preço de terrenos e casas, quer logo vir morar em São Joaquim.

O indiferente: Não entende a paisagem. Não vê graça em árvores sem folhas e nem grama cinza por causa da geada. Árvore sem folha é árvore morta.

O caçador de histórias: É o mais curioso. Quer saber desde a povoação indígena, os primeiros colonizadores até o futuro da política na cidade.

O Jockey: Só quer andar a cavalo. E para isso não importa se é noite, faz frio ou chuva. Anda dentro do galpão mesmo.

O do fondue e vinho: Inverno sem fondue não é inverno. Depois de conhecer as vinícolas e jantar procura outra atração na cidade.

O fugitivo: Morador de grande cidade, sempre nas férias procura pequenos municípios para descansar, faça frio ou não. Adora ouvir as histórias do local, geralmente viveu a infância no interior.

O caçador de nevasca: Acha que em São Joaquim neva todo dia. Ao chegar pergunta pra todo mundo, “Cadê a neve, cadê a neve?”. Fica decepcionadíssimo.

O do termômetro: O que vale é a foto com mais de seis graus negativos, chega a passar a noite no carro em frente ao termômetro da praça. É obstinado, persistente e quase sempre consegue o que quer.
O ecoturista: São Joaquim e região é prato cheio. Fica apaixonado pela paisagem local e raramente vai para o centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário