sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O tipo de informação ao turista

Em cidade pequena qualquer morador vira guia de turismo na rua. Com tantos turistas pra lá e pra cá não é difícil ser abordado por um deles em busca de informações. Curioso é ouvir o relato dos turistas sobre as respostas de alguns nas ruas. Histórias verdadeiras.

O indiferente: Turista pra caixa da padaria: “Moça, sabe algum ponto turístico pra gente conhecer? Ela pensa, pensa e diz: Ahhh! Ali na pracinha tem uns peixinhos”.

O sarcástico: Turista pergunta: “Moço, sabe se esta estrada aqui vai pra Tubarão?”. E ele responde: “Olha, se vai eu não sei, mas se for ela vai fazer muita falta aqui pra nóis”.

O preguiçoso: Ao ouvir a pergunta se percebe que ele até sabe o local para informar, mas como deve ser extensa explicação, pensa bem e diz que não sabe.

O peão tímido: O motorista, ao perguntar para o peão o acesso de uma rodovia vê uma longa pausa como resposta e o olhar ao longe, enquanto prepara o cigarro de palha. Aí, ele se volta para o turista e diz “Moço, não sou daqui”.

O prestativo: Não só informa como leva o turista ao local indicado. E não cobra!

O hospitaleiro: Informa e já puxa conversa com o turista, que também está aberto a novas amizades. Da conversa surge a amizade. O local ou estabelecimento que indica geralmente também é de um conhecido seu, aí ele já chega até sabendo o nome do dono

Nenhum comentário:

Postar um comentário