quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Encerrada poda das macieiras em São Joaquim


O período de poda nos pomares de macieira na Serra Catarinense encerrou esta semana. O tempo ajudou e os produtores conseguiram finalizar o trabalho em tempo, antes da brotação das árvores. Somente em São Joaquim existem cerca de 2 mil produtores.

Os trabalhos nos pomares são realizados por contrato formal ou por empreitadas, é quando o produtor paga os trabalhadores uma quantia por cada planta trabalhada, o que não dispensa o contrato com carteira de trabalho. Os valores vão de R$ 0,60 a R$ 1,70 por árvore, conforme o tamanho da planta e o tipo de poda em cada pomar.

A poda de frutificação é iniciada após a copa da planta se formar. O objetivo é regularizar e melhorar a frutificação, tirando o excesso de vegetação da planta, assim se reduz a superprodução da macieira, que poderia baixar a qualidade da fruta. Com a poda as maçãs crescem com produção controlada, mais uniforme, dando qualidade e consistência.

Em um mês inicia o período do raleio. Nesta fase é retirado de cada galho da planta o excesso de frutas em todas as árvores. Onde nasceriam 10 maçãs, por exemplo, ficam apenas uma ou duas, o que garante o padrão no tamanho e a qualidade. Para que a atividade tenha sucesso mais uma grande quantidade de trabalhadores é recrutada, o que garante trabalho e renda para toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário