sexta-feira, 25 de setembro de 2009

S.O.S Colégio São José

Comunidade é contra a demolição e pede a reforma e um outro destino para o prédio do colégio São José. Assim como em muitas cidades históricas no Brasil e exterior, construções históricas que fazem parte da cultura da cidade não são demolidas, mas restauradas. Foram vários comentários e dezenas de e-mails pedindo a manutenção do prédio histórico do Colégio São José.


Um dos primeiros alunos do colégio, estudou em 1969, Nelson Ben-Hur de Souza, disse: “torço e apóio a manutenção desta escola porque não se deve fechar escolas em hipótese alguma. Acredito que as autoridades competentes do município deveriam fazer alguma coisa para a permanência deste colégio”.

Já Marcelo falou da manifestação. “Foi minha turma de terceirão de 2002 que no desfile de 7 de setembro fizemos um protesto pela permanência do São José no mesmo endereço.Unimos-nos a outro colégio o Manoel Cruz e ao passarmos em frente ao palanque - todos de preto e alguns com a camiseta S.O.S. Colégio São José e falamos “ “Dai a nós a educação, deixai o São José no mesmo chão”. As autoridades presentes e as pessoas que estavam assistindo aplaudiram-nos. Claro que não dá mais pra ficar ali mas na minha concepção o velho prédio não poderia ser demolido tendo em vista o fator história e a relevância desse colégio para a cidade. É uma escola que influenciou e continua influenciando a nossa comunidade. O que deveria ser feito era uma restauração geral no prédio e transformá-lo num museu histórico. Mas infelizmente outras coisas falam mais alto do que a memória. Já tivemos no passado um caso semelhante com o Grupo Escolar Manoel Cruz”, desabafou Marcelo.

A área e o prédio pertencentem à Mitra Diocesana de Lages, através de um contrato de locação com o Estado.

3 comentários:

  1. fala Glauco..bleza cara
    olha so meu blog ai tambem
    vcamo faze um agito pra mostra e ajuda a realidade de nossa cidade
    http://wagnerurbano.blogspot.com/
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Sera que o Pe Blevio poderia ser interlocutor nessa reinvindicação? Até!!

    ResponderExcluir
  3. Até onde tenho conhecimento o colégio permanecerá onde está! Ou a mitra pretende construir outra Igreja naquela local? Dentro do projeto ACORDE ficou como sugestão utilizar aquele espaço para algo relacionado à cultura ou cursos e comercialização de artesanato local! Mas até ser colocado em prática irá alguns anos!!

    ResponderExcluir