quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dia nacional da cachaça pode ser realidade


“É preciso que a cachaça seja reconhecida como um produto genuinamente brasileiro”. A declaração é do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), durante a apresentação do Projeto de Lei nº 5428, que institui o dia 13 de setembro o Dia Nacional da Cachaça, na tarde desta quinta-feira (10/9), na Câmara dos Deputados.
No evento, organizado em parceria do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), estiveram presentes a vice-presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça, Maria das Vitórias Cavalcante, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos Ribeiro, o relator do projeto, deputado federal Luciano Sampaio e representantes da cadeia produtiva da cachaça.

Durante a reunião, os participantes do evento mostraram-se favoráveis ao projeto de lei. “É interessante que nós tenhamos, agora em 2009, essa preocupação em assegurar a exclusividade da origem brasileira da cachaça”, afirmou o presidente da câmara setorial da cachaça, Vicente Bastos Ribeiro. O relator do projeto, deputado Luciano Sampaio, disse que o projeto vai contemplar todo o setor e que é muito importante que se tenha uma boa lei no Brasil em relação à cachaça.

A vice-presidente do IBRAC também ressaltou a importância de se instituir esta data. “Precisamos assegurar que a cachaça seja um produto típico brasileiro reconhecido internacionalmente. Que o dia 13 de setembro seja o início de um novo período da cachaça e não o fim de uma conquista”.

Ainda durante a reunião, o professor Jairo Martins, autor do livro Cachaça no Brasil, fez uma explanação sobre as evidências históricas, sociais e antropológicas da originalidade brasileira da cachaça. Após a apresentação, para encerrar o evento, o deputado Valdir Colatto propôs um brinde simbólico em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça.

O projeto de lei nº 5428/2009 é também resultado de uma campanha iniciada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

O dia 13 de setembro 1661 é reconhecido historicamente pela pressão de produtores sobre a coroa portuguesa que conseguiu liberar a produção e comercialização da cachaça no Brasil. Hoje, a cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo. No Brasil, o destilado é responsável por uma produção de um bilhão de litros, emprega 40 mil produtores, 600 mil empregos diretos.

Um comentário:

  1. Saiu essa no site Mocotó Restaurante:
    A cachaça pelo Brasil a fora recebe carinhosamente centenas de apelidos. Não importa se você pede uma branquinha, uma vira cambota, uma zuniga ou uma engordadeira. O importante é apreciar uma cachaça de qualidade e sentir o sabor de um dos melhores destilados do mundo! Veja alguns dos nomes mais populares:

    Abre, abrideira, aca, aço, a-do-ó, água-benta, água-bruta, água-de-briga, água-de-cana, água-que-gato-não-bebe, água-que-passarinho-não-bebe, aguardente, aguardente de cana, aguarrás, águas-de-setembro, aninha, arrebenta-peito, azougue, azuladinha, azulzinha, bagaceira, baronesa, bicha, bico, birita, boa, borbulhante, boresca, branca, branquinha, brasa, brasileira, caiana, calibrina, cambraia, cana, cândida, canguara, canha, caninha, canjebrina, canica, capote-de-pobre, catuta, caxaramba, caxiri, caxirim, cobreira, corta-bainha, catréia, cumbe, cumulaia, danada, delas-frias, dengosa, desmancha-samba, dindinha, dona-branca, elixir, engasga-gato, espírito, esquenta-por-dentro, filha-de-senhor-de-engenho, fruta, gás, girgolina, gororoba, gramática, guampa, homeopatia, imaculada, já-começa, januária, jeribita, jinjibirra, junça, jura, jurubita, legume, limpa, lindinha, lisa, maçangana, malunga, malvada, mamãe-de-aluana, mamãe-de-aruana, mamãe-de-luana, mamãe-de-luanda, mandureba, marafo, maria-branca, mata-bicho, meu-consolo, minduba, miscorete, moça-branca, monjopina, montuava, morrão, morretiana, mundureba, óleo, orontanje, panete, parati, patrícia, perigosa, pevide, pilóia, pinga, piribita, porongo, prego, pura, purinha, quebra-goela, quebra-munheca, rama, remédio, restilo, retrós, roxo-forte, samba, sete-virtudes, sinhaninha, sinhazinha, sipia, sumo-da-cana, suor-de-alambique, supupara, tafiá, teimosa, terebintina, tiquira, tiúba, tome-juízo, três-martelos, uca, xinapre, zuninga.Saúde a todos!!!!

    ResponderExcluir