segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Abelhas desaparecem na Serra


O fenômeno aconteceu pela primeira vez no ano passado. Centenas de colméias são abandonadas pelas abelhas e ninguém sabe explicar o motivo. Produtor de mel em Morros Altos, interior de São Joaquim, João Cechinel disse que de suas 110 caixas de abelhas, restaram apenas 53. “Elas somem e deixam todo o mel, cada vez que eu vou para o campo ver as caixas um enxame desaparece”, conta ele.

O mesmo problema acontece em várias regiões do estado. João acredita que a interferência do sinal de antenas de celular está interferindo na percepção das abelhas. “Foi depois que instalaram as antenas que elas começaram a sumir. Há dois anos, no interior não havia sinal de celular e não tinha problemas, depois começaram a sumir, mas não tenho certeza se é isso mesmo”, disse ele.

João observa que no ano passado, a suspeita era que a instabilidade do tempo, com as estações não definidas estaria influenciando as abelhas, que confundiam as estações e período de migração, mas este ano não aconteceu o desequilíbrio das estações e elas continuam desaparecendo.

O problema preocupa também os produtores de maçã, já que precisam das abelhas para polinizar os pomares. Existe uma grande procura pelas colméias, mas cada vez está mais restrito a compra ou aluguel de caixas de abelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário